Coding / Programming Videos

Post your favorite coding videos and share them with others!

JavaScript… que? — Minha Primeira Página – Paula Allemand Reis – Medium

Source link

De volta, vamos já colocar a mão na massa? Lembre-se, o segredo sempre é a prática.

Antes de escrever o código propriamente dito, você precisa preparar o ambiente de programação. Isso significa, para esse projeto, que você vai precisar baixar algum editor. Seria possível programar utilizando editores de texto como o Bloco de Notas e NotePad, mas indico algum editor usado na comunidade.

Por exemplo, temos o Sublime Text, o Atom e o Vscode (que é o que uso). Se você não tem um computador de mesa ou um notebook, sabia que dá pra programar pelo celular? O JsCode é um exemplo (android e IOS).

Sem mais delongas, vamos começar!

  1. Abrindo o seu editor

Provavelmente você terá uma tela inicial no seu editor, essa é a minha. Sugiro que você crie uma pasta para guardar os arquivos que iremos criar. A minha pasta vai se chamar Primeiro Projeto. Vou deixar ela criada na Área de Trabalho para facilitar, você pode deixar em qualquer lugar!

Aqui no Vscode vou fazer assim: Open Folder > Área de Trabalho > Primeiro Projeto

2. Criando arquivo HTML

Lembra que o HTML é a estrutura? Temos que criar a nossa. No cantinho superior esquerdo tem esse símbolo de folha, com um símbolo de mais (+). Significa “Novo Arquivo” (em inglês, New File). O nome do meu arquivo será index.html. Embora na prática você possa nomeá-lo do que quiser, foi convencionado o uso deste nome. Sugiro que siga.

3. Escrevendo o código HTML

Arquivo criado, vamos agora começar a brincadeira! Se você não possui nenhum conhecimento de HTML, sugiro que leia esse post pra entender o que cada parte significa. Ele explica parte por parte.

Nosso código ficará assim.

3. Não se esqueça de salvar

Tá vendo essa bolinha ao lado do nome do arquivo? Ela significa que ele não está salvo. Uso o atalho Ctrl + s para salvar no Vscode.

4. Adicionando o código JavaScript

Dentro da tag <body>, ou seja, antes que ela se feche, vamos adicionar o código JavaScript. Para isso usamos a tag <script>.

Essa tag, dentro do HTML, é a responsável por adicionar o código JS. Em outros casos ela também pode fazer apenas referência, ou seja, o código JS estará em um arquivo só dele e a tag <script> funcionará apenas como uma ligação, uma espécie de “chamado”.

Dentro do código JS vamos adicionar a função alert(). Essa função faz com que na página se abra uma janela pop-up com um botão de “OK”. Dentro da função podemos adicionar algum texto. Nesse caso, vamos escrever “Minha Primeira Página com JS”.

Escrevemos e deixamos entre aspas porque é uma string, ou seja, estamos falando ao JavaScript, através das aspas, que o que está escrito ali dentro é uma mensagem que desejamos que seja impressa exatamente daquela maneira. Quando escrevemos uma string e não colocamos aspas, dependendo do que estiver escrito, pode ser interpretado com alguma funcionalidade ou pode não ser impresso na tela como desejamos.

Não esqueça de salvar.

5. Visualizando a página

Para visualizar a sua página, vá até a sua pasta e clique no arquivo index.html. Você pode escolher em qual navegador deseja visualizá-lo.

6. Tá pronto o sorvetinho!

Ahhh, muleke!

Já pode comemorar que ninguém te segura mais. Espera só os próximos capítulos!

Deu certo ai? Conta aqui. Se precisar de ajuda, também!

Até a próxima (:

Source link

Bookmark(0)
 

Leave a Reply

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
Translate »